Métodos de Introdução Alimentar

A primeira coisa que queria te falar, é que não existe certo ou errado, não haverá prejuízos escolhendo o método X ou Y. O mais importante é que tanto você, quanto seu filho, sintam-se seguros! Isso sim vai trazer os mais diversos benefícios dessa nova fase.

Mas agora vamos de fato aos métodos:

 

BLW:

  • A sigla BLW significa Baby-led Weaning, que em portugês seria traduzido para “Desmame guiado pelo bebê”, então nesse método, quem comanda é a criança. Os alimentos são oferecidos de forma com que o bebê consiga segurar, cheirar, explorar e comer. Esse método oferece autonomia para a criança, mas em contrapartida, muitos pais acabam ficando inseguros, com medo da criança engasgar ou pelo fato de brincarem mais com o alimento, do que de fato, comer.

Tradicional:

  • Como o nome já diz, é o método que sempre foi muito adotado, o mais conhecido por todos. Onde os alimentos são amassados e oferecidos pelos pais ou cuidadores, com o auxílio de um talher. É um método que traz mais segurança para os pais, eles estão ao lado da criança, acompanhando tudo, a alimentação é guiada pelos pais. O que é importante ressaltar, é que independente de ser oferecido com um talhar, esses alimentos não devem ser liquidificados e peneirado, mas sim amassados, em forma de purê.

Participativo:

  • O método participativo é a mistura dos dois anteriores. Ao mesmo tempo que os pais/cuidadores oferecem a papinha para o bebê, ele pode estar segurando o alimento que está sendo oferecido e explorando-o ou também pode estar com um talher e trabalhando sua coordenação para comer sozinho.

Independente do método que escolha para fazer a I.A, vale lembrar que ela é complementar! Principalmente até 1 ano, a principal fonte de nutrientes do bebê continua sendo o leite materno (ou fórmula infantil).

Com a ajuda de um profissional, escolha o método que mais se adequa à realidade da sua família, siga as orientações e curta muito essa fase. Vai sujar e fazer bagunça sim, faz parte, mas vai ser uma delícia ver seu bebê tendo novas experiências!

Camila Porto