Introdução Alimentar: o que saber antes de começar?

O período de Introdução Alimentar gera muita ansiedade e dúvidas em relação à quando começar, o que oferecer, qual a consistência e quantidade ideal, o que fazer com o leite, como oferecer… a lista de dúvidas é longa. Por isso que é necessário ter a ajuda e o acompanhamento de um profissional, já que quando bem orientada e realizada, ajudará a prevenir diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e diversas outras doenças futuramente.

É indicado iniciar a Introdução Alimentar a partir do 6º mês. Com essa idade, o sistema digestivo do bebê já está mais preparado para receber outros alimentos além do leite que ele já tomava, oferecer algo diferente do leite materno ou fórmula infantil, poderá causar problemas no desenvolvimento por desajuste de nutrientes, engasgos, sangramento nas fezes e isso não queremos de jeito nenhum para o nosso bebê.

Mas não precisamos iniciar no mesmo dia que o bebê fez 6 meses, é preciso que ele também apresente todos os sinais de prontidão, para que o processo seja seguro para a criança:

  • conseguir ficar sentado sozinho;
  • estar com a cabeça firme;
  • demonstrar interesse pelos alimentos quando vê outras pessoas comendo;
  • saber levar objetos/brinquedos à boca;
  • ter reflexo de protusão diminuído.

Com isso, seu bebê já pode começar a comer!

Camila Porto